quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Política dos mais velhos e também dos jovens!


Olá leitores e seguidores, sei que já faz um tempo que não escrevo, mas sabe como é a correria, só não gostaria que o dia tivesse mais horas, pois não adiantaria muita coisa, afinal nosso poder de ocupar o tempo que temos é imenso.
Gostaria de falar um pouco de política. E vocês pensarão: "O que um Naturólogo, Especialista em Saúde Mental, que trabalha, entre outras funções, como professor, quer "palpitar" na política?"
Pois bem, acredito que todos deveriam refletir um pouco sobre política e não estou aqui para defender esse ao aquele partido, pois acho que todos deveriam ter o objetivo de auxiliar o povo independente de seus interesses partidários. Não que eu seja o maior exemplo de interesse na política, mas acredito que assim como eu muitas pessoas, gostariam de ver nosso país prosperar cada vez mais, mas para isso devemos começar com os municípios, dessa forma gostaria de citar mais especificamente sobre o meu município de origem, Ourinhos - SP.
Política para ser bem feita necessita de um leve toque de experiência, mas para adquiri-la, necessitamos de oportunidade, sei que é isso que meu caro amigo Lucas Pocay (http://lucaspocay.zip.net/ e @lucaspocay) está conseguindo como vereador do meu município de origem.
Em 2008 ele foi o vereador mais votado na cidade com 2.376 votos e o que me deixa mais feliz com relação a essa vitória, é saber que já tão novo, pode servir de exemplo para outras pessoas, muitas vezes até mais velhas. Além de aumentar essa experiência e dessa forma amadurecer cada vez mais na política. Tudo bem que ele possa ter uma bagagem significativa de conhecimentos políticos, afinal sua família vive nessa veia, mas "colocar a mão na massa" é outra coisa.
Senti na pele essa questão da idade, que me afligiu por um bom tempo, pois vivencie isso de perto, afinal como uma pessoa de 22 anos, recém formada, poderia dar palestras sobre saúde, ou dar aula para pessoas muitas vezes duas ou até três vezes mais velha que ele?
Aonde quero chegar com isso?
Gostaria que as pessoas pudessem entender que a qualidade do que fazemos não está na idade ou talvez na pouca experiência que temos, mas sim na nossa disposição e vontade para fazê-las e que a mescla entre mais jovens e mais velhos torna-se um par perfeito.
Dessa forma percebe-se o quanto pessoas jovens podem servir como espelho para futuras gerações e ainda superar expectativas das mais velhas.
Tenho absoluta certeza que na política não é diferente e Lucas seria o exemplo disso, jovem, determinado e disposto, adquirindo a tal "bagagem" para cada vez mais auxiliar na política do município e dessa forma, com pequenas mudanças, no micro, podemos caminhar para mudanças futuras no macro.
É acreditando no potencial de cada um e em sua capacidade, além de saber ouvir as criticas que podemos crescer e começar a transformar o mundo em algo cada vez melhor.
Não permitia que sua idade seja algum empecilho em sua vida, você deve mostrar o seu valor por aquilo que é, independente do ano em que nasceu.
Dessa forma finalizo com palavras do próprio Lucas ao receber "Troféu JK Transformadores 2009/2010".
“É sempre uma grande alegria recebermos um reconhecimento pelo trabalho realizado. O homem público deve romper paradigmas para transformar, criar o novo, ajudando a construir um caminho que permita fazer com que a vida das pessoas melhore”.
 "Romper paradigmas" principalmente o da idade, "criar o novo", tarefa difícil, mas não impossível, "fazer com que a vida das pessoas melhore", se todos os políticos fossem sinceros nessa afirmação tenho certeza que os erros seriam menores, acredite nas possibilidades e aberturas que os mais jovens podem conquistar no meio político.