terça-feira, 23 de abril de 2013

Aniversário - Mais um dia




Nunca fui muito fã de datas comemorativas e isso não é diferente com o dia de hoje, meu aniversário. 
Talvez possa ser interessante por alguns dados, pois hoje também é dia internacional do livro, dia mundial do escoteiro, dia mundial do livro e do direito do autor, além de ser dia de São Jorge. Sinceramente não faço a menor questão de festas, lembranças, presentes. Acredito que as pessoas que lembram diariamente de mim já me satisfaz por completo.
O dia de hoje é muito mais importante e digno de parabéns para a minha mãe e o meu pai, afinal foram eles que fizeram, a gestação foi deles e no dia em que eu nasci quem comemorou foram eles, tenho praticamente 100% de certeza que eu nasci chorando e muito.
Não serei extremista e dizer que não é bom ser lembrado por aqueles que há muito tempo não aparecia, nem dizer que é ruim ouvir palavras positivas de carinho, amizade, respeito e reconhecimento, mas sei que mutias pessoas podem deixar de mandar esses votos, porém nem por isso gosta menos de mim.
Em todo caso, acredito que um dia assim, é fundamental para que possamos dedicar um pouco de tempo para nós mesmos, pensar se os caminhos seguidos estão acrescentando algo em minha vida ou até mesmo na vida dos outros. Caso hoje eu pudesse escolher, eu faria tudo aquilo que fiz anteriormente? Mudaria muitas coisas? Não mudaria nada? Basicamente, rever um pouco de tudo que já passou e ter consciencia de onde consegui chegar. 
Nietzsche disse que ainda conhecemos muito pouco de nós mesmos e é bem provavel que morreremos sem nos conhecer por completo e não acredito que isso seria totalmente ruim. 
A certeza que tenho é que hoje não sou mais quem eu era ontem e amanhã também já estarei diferente, posso ter errado muito, ou acertado, mas o fundamental é não ter medo de arriscar. Frase extremamente clichê, mas verdadeira. 
Acho que continuo perguntando diariamente: "O que eu quero fazer com a vida que tenho?" "Qual o sentido de estar aqui, nesse lugar, nesse momento?" Todo instante me convenço que as questões, as dúvidas, são muito mais fundamentais e importantes do que as respostas e as certezas. E diria mais, as questões são muito mais interessantes, desde que possa existir uma forma construtiva de pensar em possíveis respostas.
Basicamente, o dia do nosso aniversário - pelo menos pra mim - não é um dia tão diferente do dia de ontem, mas mesmo assim agradeço ao meu pai e minha mãe por ter me dado essa oportunidade de estar aqui.

Tem um poema do Racionais Mc´s que talvez sirva aqui:

"Vamos acordar, vamos acordar, porque o sol não espera demorou, vamos acordar, o tempo não cansa ontem a noite você pediu, você pediu... uma oportunidade, mais uma chance, como Deus é bom né não nego??? Olha aí, mais um dia todo seu, que céu azul louco hein? vamos acordar, vamos acordar, agora vem com a sua cara, sou mais você nessa guerra, a preguiça é inimiga da vitória, o fraco não tem espaço e o covarde morre sem tentar. Não vou te enganar, o bagulho tá doido e eu não confio em ninguém, nem em você, os inimigos vêm de graça é a selva de pedra, eles matam os humildes demais, você é do tamanho do seu sonho, faz o certo, faz a sua, vamo acordar, vamo acordar, cabeça erguida, olhar sincero, tá com medo de quê? Nunca foi fácil, junta os seus pedaços e desce pra arena, mas lembre-se: aconteça o que acontecer nada como um dia após o outro dia."