segunda-feira, 27 de outubro de 2014



Bom dia meus caros. Não falei nada sobre a eleição e essa será a única fala.
Um belo dia amanheceu e temos uma nova (mesma) presidente. Perceba bem que praticamente nada mudou certo? Teremos que acordar cedo do mesmo jeito. Teremos que ir trabalhar, seja para pagar um pouco mais ou um pouco menos na compra dos alimentos, na conta de luz (com uma margem de erro de 9%) e também no combustível.
Vivemos uma campanha política totalmente rabiscada pelo facebook e outras redes sociais. Uma campanha política com muitos ataques de ambos os lados, sempre falando de problemas de petróleo, ou com cocaína e bebida; problemas com candidatos “ficha suja” para ambos os lados; problemas com desvio de dinheiro em eventos ou ainda com nepotismos.
Deixa eu contar um segredo pra você petista ou tucano... Ninguém, nenhum dos candidatos, tem a mão limpa nesse negócio ok? Não se esqueça disso.
Só queria lembrar, pro dito povo brasileiro, que bem provavelmente teremos que sair nas ruas novamente, pois problemas continuarão. Não pense que assim que assumir o “novo atual” presidente tudo estará mudado. Não seremos a primeira economia do mundo, nossa educação não dará um salto imenso, nossa saúde deixará de ter hospitais sucateados ou seremos exemplo mundial de segurança pública.
Somos e continuaremos sendo, por algum tempo, um país assistencialista vivendo com muitas bolsas de todos os tipos, pois ainda existe uma diferença social muito grande. Vocês sabem e entendem o que eu estou falando, pois quando achamos que a entrada do PT no governo mudaria TUDO, nos demos mal, por dois motivos: primeiro porque temos um país muito grande, imaginem vocês em seus miniuniversos conseguir unanimidade nas coisas, sem jogo de poder e interesses, difícil não?! Agora imagina no nosso “brasilzão”. Outro fato simples é o tal poder. Como estar com ele nas mãos e ao mesmo tempo conseguir administrar todos os seus reflexos? Como diria Maquiavel: “Dê poder ao homem, e descobrirá quem ele realmente é...”
Por isso meus caros, fosse Aécio ou Dilma as coisas não continuariam fácil para ninguém.
Gosto do jeito que foi – não as campanhas – mas o resultado. Ser eleita com uma margem tão pequena de diferença mostra a insatisfação de outra grande parte. Foi um gol chorado e isso significa que o time precisa lutar muito para sustentar o resultado, pois o outro não está fraco.
Espero que as mudanças e cobranças possam continuar, afinal de contas nenhuma mágica acontecerá. Espero de coração, que como a Dilma disse ela esteja aberta ao diálogo. E espero como Aécio disse, ao ligar e desejar sucesso para Dilma, que a prioridade seja unir o Brasil. Espero mais do que nunca que possamos ter uma democracia forte, que independentemente de partidos ou interesses possamos pensar em uma nação. Espero que todos os comentários que desvalorizam outras pessoas, seja pelo seu Estado ou escolha de voto, possam parar de existir e que possamos cobrar aquilo que acreditamos ser o melhor, não para o nosso próprio umbigo, mas para uma grande maioria.

Entenda que não teremos uma mudança tão gigante no país e compreenda que você mesmo pode ser o início de uma grande mudança, importando-se mais com os outros e falando menos da vida alheia. Pode até parecer clichê, mas em tempo de tanta intolerância antes, durante e depois de uma eleição, acho que podemos utilizar esse clichê refletir um pouco mais.