quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Verdades, símbolos, mundo virtual, carencia do ser humano, quais são as relações?



Olá pessoal, estou em falta, eu sei... Mas... Sabem como é... Essa vida atarefada, com mil questões para serem resolvidas, trabalho, leituras, escola de samba (http://www.uniaodailhadamagia.com/ISD_uim/UIM_Arq/htms/home.html), vida pessoal, não é mole fazer essa administração sem ter uma faculdade para ensinar os jeitos mais simples, aprender com o desenrolar da vida não é algo tão fácil. 
Hoje estou aqui para retomar um pouco desse complexo trabalho de escrever e expressar um pouco daquilo que passa pela "cachola pensante"!
Na realidade esse excesso de tarefas fez com que eu voltasse a refletir um pouco sobre esse distanciamento entre as pessoas nesse mundo tão virtual. 
Parece que esse "caminho virtual" que existe atualmente transforma a carência dos seres humanos, de um sentimento bem comum, para um sentimento MUITO comum, parece que as pessoas sentem cada vez mais a necessidade de verdades para defender, palavras para confortar e símbolos para acreditar. 
Talvez esse processo faz com que aquelas histórias que as pessoas falam sobre as possibilidades que existem em nossas vidas, as chances que temos de nos dar bem nesse ou naquele trabalho, aquela ou essa pessoa que será o homem ou a mulher da sua vida, pareça cada vez mas real e sincero e dessa forma vamos nos confortando e acreditando nessas possíveis verdades, tudo em virtude dessa extrema necessidade de ter contato com algo mais "palpavél" e menos virtual.


Outro ponto que surge através desse processo do "caminho virtual" é a ligação que surge com os símbolos, tanto os religiosos, quanto os não religiosos, mesmo aqueles que não fazem parte da nossa própria cultura ou aquele que não está presente no nosso cotidiano. A representação do símbolo seria uma forma de dizer o que gostaríamos de ouvir e dessa forma seria uma forma de conforto ou uma aproximação com algo menos virtual.


Pode ser que essas ideias apareceram apenas como uma elucubração da "cachola pensante", ou pode ser que realmente esteja mais presente no nosso cotidiano como forma de talvez amenizar um pouco mais essa excessiva carência entre os seres humanos, mas é claro que não podemos generalizar e dizer que as pessoas irão acreditar em qualquer história que alguém possa contar, ou que todas as histórias contadas são mentiras, ou ainda que as pessoas só são religiosas ou acreditam em símbolos para "aliviar" sua carência... Isso são apenas possibilidades, dessa forma, pode ou não ser real, pode ou não ser verdadeiro e ao mesmo tempo você pode querer acreditar nisso tudo que está escrito aqui apenas para obter algum conforto que anda buscando por ai...
Fato é que estamos em um mundo cada vez mais veloz (#fato), cada vez mais fazemos mais e mais coisas (#fato), cada vez mais parece que temos menos tempo (#fato), cada vez mais nos apropriamos do mundo virtual (#fato), mas onde isso tudo irá parar, principalmente ao falarmos de seres humanos, seres tão carentes? (#dúvida)

Um comentário:

  1. Muito bacana a bordagem sobre a necessidade dos seres humanos de se apegarem a símbolos, seja qual for ele. O que vejo em minha vivência é que não há uma só pessoa nesse mundo que não tenha um símbolo que o lembre ou o remeta a algo ou alguém ... e concordo que a carência realmente é a explicação para isso, seja ela de uma crença, de saudade, ou até mesmo de reafirmação daquilo que se acredita. Obrigada por compartilhar com o mundo virtual seus pensamentos!!

    ResponderExcluir