quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Saúde - Promoção x Prevenção



Hoje decidi indicar para você uma ótima e prazerosa entrevista com o professor e médico Marcos DaRos,
da saúde pública da UFSC.
A entrevista foi realizada no programa "Você tem fome de que?" da TV Floripa (http://www.tvfloripa.org.br/), apresentado pela psicóloga Elisa A. Ferreira (@ferreiralis - http://elisapsico.blogspot.com/).
Na entrevista o professor Marcão fala da direferença existente entre Promoção e Prevenção quando falamos em saúde. Muitas vezes esses dois conceitos são confundidos, porém a prevenção, em grande parte das vezes, relaciona-se com a doença e a promoção de saúde está diretamene ligada com a saúde.
Para a promoção devemos pensar e principalmente perceber o outro com quem estamos trabalhando, no seu meio social, as vontades daquela pessoa, seus desejo. Devemos conhecer a pessoa e principalmente interagir com ela ou com o grupo que queremos promover a saúde.
O professor ainda falar como é importante o termo interagente, utilizado principalmente na Naturologia Aplicada, para que exista a relação mais sincera e aberta entre a pessoa atendida e o profissional de saúde e também uma breve discussão sobre Educação em Saúde.
Vale muito acompanhar essa entrevista.

Você também podem acompanhar algumas dicas interessantes sobre saúde, com um foco maior para as crianças no blog http://www.tiothiago.blogspot.com/ que segue muito as idéias propóstas pelo professor Marcão, principalmente com relação a "quebra" do distanciamente entre a pessoa atendida e o profissional de saúde.


Nenhum comentário:

Postar um comentário