!!!Não achei nada bom para representar uma imobiliária!!! |
Bom... Não sei nem por onde começar, mas vamos tentar da seguinte forma?!?
Você, já teve que alugar algum imóvel? Já teve que achar fiadores para essa locação? Ou uma pessoa que tenha um imóvel para colocar na jogada?
Caso você não tenha passado por isso, PARABÉNS!!! Você tem sorte!!! Mas continue lendo o texto, acredito que irá gostar de nunca ter passado por essas situações.
Agora se você já passou por isso, seja bem vindo ao clube, relaxe, leia o texto e tente identificar-se nele.
Já tenho esse contato direto com imobiliária faz um tempinho. Mais ou menos há um mês atrás precisei voltar a estar em contato com uma, pois teria que trocar o fiador... Logo pensei "Paciência... Tenha paciência, pois você terá que usá-la muito..." Mas sabe como é né?!?! Na prática a teoria é outra e passa a ser um pouco mais complexa.
Tudo bem, estava aberto para as negociações fui até a imobiliária solicitei a documentação necessaria para realizar todo o processo e claro.... Eles foram super gentis e atenciosos - aliás esse deve ser o primeiro pré requisito para trabalhar na imobiliária, ser atencioso e simpático, isso ajuda a "aliviar" a tensão que todo o processo gera - começou a primeira saga "A busca do imóvel".
Você volta para a imobiliária, apresenta a certidão de imóvel que você conseguiu - claro, depois de xerocar uns documentos, ir no cartório buscar a certidão, autenticar tudo.
Sim, você precisa achar alguém, gente fina suficiente, que acredite suficientemente em você, para que possa colocar seu próprio apartamento ou casa na jogada. Depois de muito tempo pensando em possibilidades, achei alguém que me salvaria dessa primeira etapa.
Um dos atendentes simpáticos te recebe, irá te repassar para OUTRO funcionário, que não será o mesmo que te atendeu da primeira vez. Ele irá conferir os documentos, claro que verá alguns problemas, por exemplo, faltou o documento de quitação de condomínio (ok, confesso que esse eu mandei mal de esquecer), precisa atualizar os documentos dos outros fiadores e já aproveita para confirmar todos os dados dos outros locatários... Dos fiadores... Isso porque eu só fui levar a certidão do imóvel... Mas tudo bem, eu sabia que era necessario paciência!
Posteriormente vem a segunda saga "A busca pela renda".
Sim, você precisa achar alguém, gente fina suficiente, para que possa dizer:
" - Então... preciso de um fiador pro meu apartamento... será que você pode conseguir o seu último contra cheque???"
Lembrando de repassar as questões de xerox de identidade, autenticação, contra cheque assinado, e bla bla bla...
Situação super agradável...
Você volta para a imobiliária, todo aquele processo de simpatia e o atendimento é feito por OUTRO atendente, mas surge um novo detalhe, o valor deve ser 4 vezes (ou 5, não lembro) maior do que o aluguel, condomínio e todos os encargos... ou seja... muitas vezes apenas um contra cheque não basta!
Mais um problema para ser resolvido... Claro!!! Mas antes de sair uma conferida nos dados de locatários, fiadores... Apesar de já ter feito isso antes, até da pra relevar e confirmá-los mais uma vez, afinal é necessário "paciência".
Ok, sem problemas família é pra essas coisas, logo arranjamos um segundo contra cheque.
DICA: Nunca solicite o contra cheque e certidão de imóvel para a mesma pessoa, talvez não seja tão agradável.
Próxima parada imobiliária. Você chega e qual a primeira etapa do processo, "simpatia" dos atendentes, mas você já não está mais com tanta paciência.
Vai para a mesa de OUTRO atendente - será que é tão dificil ser o mesmo atendente para uma pessoa tão frequente da imobiliária - mais uma vez tem que contar toda a história:
"Estou aqui para trocar uma fiador... bla bla bla..."
Obviamente não seria tão simples assim e surge a resposta:
" - Ahhh, mas esse conta cheque tem férias, décimo terceiro, será que não você não consegue um do mês anterior???"
E ai passa pela sua cabeça:
" - Karambaaaaaaa se eu trocesse um do mês anterior, vocês pediriam um desse mês, você tá de sacanagem né?!?!?!"
Mas lembre-se "paciência", e sai a resposta:
" - Mas olha só... falta esse valor bem baixo, mesmo se vocês descontar tudo ainda cobre o valor necessário..."
E então a atendente demonstrando enorme compaixão pelo caso:
" - Olha.... vamos enviar para o financeiro assim, mas eu não garanto..."
Eu acho que ela é uma pessoa que nuncaaaaaaaa precisou alugar nada por uma imobiliária (aliás esse deve ser um segundo pré requisito para trabalhar em uma), será que ela tem ideia do tanto de fatores que eu tive que mobilizar para conseguir toda aquela papelada, xerox, autenticações, cartório, emails, fax... Definitivamente ela nunca alugou nada!
Mas não vamos sair sem conferir os dados, já conferidos anteriormente duas vezes. Não!!! já é muitaaa boa vontade, vale a pena apenas dizer:
" - Os dados de todos são os mesmos ok?!"
Ai surgirá a terceira saga: "A espera de um milagre".
Após duas semanas você não tem retorno nenhum do tal "Senhor Financeiro" e decidi - apesar de saber que já está sem paciência - volta até a imobiliária para saber onde está o bendito contrato...
Chega no local, com a famosa simpatia no atendimento, e OUTROOOOOO atendente te recebe, mais uma vez a história toda deve ser explicada, com o detalhe final que o contrato já foi para o "Senhor Financeiro", mas não teve nenhum retorno.
O funcionário, talvez por ser verdade, ou talvez para não criar caso, procura o contrato e diz que não está ali, mas até o final do dia entrarão em contato.
O final do dia chega e para surpresa de todos, o "Senhor Financeiro" não ligou.
No outro dia, voltamos mais uma vez para a nossa querida imobiliária. Simpatia.... bla bla bla.... e OUTROOOO atendente (eu juro, todos as vezes fui atendido por pessoas diferentes!!!), você explica mais uma vez tudo, diz que iriam te ligar no dia anterior e nada... diz que vai viajar e facilitaria para que o contrato fosse assinado por pessoas que não moram na cidade, mas infelizmente o "Senhor Financeiro" depois de duas semanas não deu retorno...
Será que se fosse um novo contrato, para uma nova locação demoraria tanto???
Será que todos os contratos são assinados e vistos por ordem de chegada???
Ou será que existem "prioridades"?
Será que o "Senhor Financeiro" é apenas um mesmo e não da conta de tantos processos???
Surge a questão:
" - Tem algum telefone para que eu possa entrar em contato com o "Senhor Financeiro" para perguntar se vai demorar, ou se pode agilizar o processo?"
Resposta:
" - Não..."
Eiiii até onde eu sabia o mundo estava super interligado... internet, celulares, emails... Eu achava que existiam formas para as coisas darem certo... Mas parece que o "Senhor Financeiro" não curte muito esse mundo interligado.
Mais uma vez a história não teve um fim... É já era de se esperar, afinal "A espera de um milagre" pode ser longa, até levar anos...
Realmente a história ainda não teve fim e todo o processo que começou dia 28/02 ainda não acabou...
DICA : Se você acredita que apenas trocar um fiador é moleza, pode tirar seu cavalinho da chuva!!!
Acredito que não teria uma música melhor pra "fechar" quase encerrar essa história, solta o som Lenine:
Quando tudo acabar, finalizou o papo aqui!!!
Nousssaaaa! Que coisa... garanto que quando entregar seu contrato, estipularam prazo para que você devolva assinado.
ResponderExcluirSaudades!
=D