terça-feira, 27 de março de 2012

Educar é uma arte!

Olá pessoal, confesso que já estava levemente preocupado, as ideias não apareciam, o tempo praticamente não está existindo (será só o meu tempo que está faltando, ou tem mais alguém ai sem tempo?), estava me sentindo levemente "descriativo", mas foi lendo um texto da faculdade que surgiu a vontade de escrever um pouco mais sobre esse tema que é constante durante as aulas, nas mesas de bar (não que eu esteja com tempo de estar entre os bares...), ou em casa, pelo menos pra mim. 
O texto era de Jean Amos Komenský ou simplesmente Comenius (http://pt.wikipedia.org/wiki/Comenius), autor de um livro fundamental para a Educação - "Didática Magna". 



Bom; as ideias são do século XVII, mas ao ler alguns trechos, pode acreditar, que você irá perceber questões muito atuais, seja nas propóstas, nas dificuldades, ou até mesmo no ar, em certos momentos, poético que Comenius consegue trabalhar e conduzir o texto falando sobre educação.
Agora gostaria falar mais específicamente de um trecho do capítulo XII - As escolas podem ser reformadas No ponto 17 Comenius irá escrever sobre o quanto pode ser penoso ser obrigado a estudar contra a vontade. Ahhhh fala sério?! Qual é a pessoa que nunca pensou isso: "Que saco ler isso aqui? Pra que aprender esse negócio?" Todos já pensaram isso alguma vez na vida!!! 
Comenius comenta a história de que um filósofo tinha dois alunos, um estúpido e outro insolente, o primeiro queria aprender e não conseguia e outro conseguia, mas não queria. Nesse caso o problema é mais exato, mas surge a seguinte questão? "E se se demonstrar que a causa do desgosto pelo estudo são os próprios professores?"
Aristóteles dirá que "o desejo de saber é inato", por isso o primeiro passo seria despertar esse desejo de saber do jovem. Nesse instante surge a questão mágica, encantadora e perfeita da educação o despertar pelo interesse, o momento de demonstrar porque é tão significativa a educação, mas outra dificuldade será apresentada: "Quantos daqueles que assumem o encargo de formar a juventude pensam em torná-la primeiro apta para receber essa formação?"
O autor citará alguns exemplos práticos: "o ferreiro, antes de bater o ferro, o aquece; e o fabricante de tecidos, antes de fiar, urdir e tecer a lã, purga-a, lava-a e carda-a; e o sapateiro, antes de coser os sapatos, trabalha o coiro, estica-o e pole-o muito bem." Não existe motivo para o processo educacional ser diferente! Porém exige apreço, carinho, compromisso e vontade!
Assim Comenius relata: "o professor, antes de se pôr a instruir o aluno à força de regras, deve primeiro torná-lo ávido de cultura, mais ainda, apto para a cultura e, consequentemente, pronto a entregar-se a ela com entusiasmo." 
O fato é: você como professor está pronto para essa tarefa? 
Educar é uma arte... O processo educacional é a produção de um artesanato, merece o maior cuidado do mundo,  é uma construção de uma vida, para uma vida, se você pensa em ser um educador, entenda que em suas mãos sempre existirão tesouros que devem ser tratados da melhor forma possível e não como mercadoria, não como $ para o seu salário. Compreenda que apesar de vivemos um sistema capitalista, o estudante merece continuar com "o desejo de saber"!
Ainda citando Comenius "somos colocados no mundo, não somente para que façamos de espectadores, mas também de actores". 
Caso você seja o ator professor, tenha uma atuação digna de uma Palma de Ouro, ou de um Oscar, não faça um papelão, acredite, saiba e assuma sua responsabilidade!


Vale pensar um pouco nisso... Entenda a sua responsabilidade!!!