sexta-feira, 19 de novembro de 2010

A Inspiração brota por todos os lados: Projovem Urbano Palhoça





Acredito que ando sem idéias para escrever, ou com falta de inspiração (afinal isso é normal para qualquer pessoa), ou simples não tenho tempo mesmo, alias hoje em dia, eu acredito que uma das frases que eu mais escuto.
Tudo bem, não estou aqui para lamentar o tempo e muito menos para falar d falta de inspiração, pois acabei de descobrir que idéias não faltam, o fato é que não poderia deixar passar em branco o acontecimento que vivenciei na semana passada, mais precisamente na sexta feira, dia da formatura dos meus alunos, ou ex alunos, afinal já estão formados.
Não são alunos comuns, são bem especiais, alunos que me fizeram, em pouco tempo, aprender muito com cada um deles, são alunos que depois de um bom tempo decidiram voltar a estudar.
Todos com mais de 18 anos, mas que ainda não tinham conseguido (ou por barreiras da vida, ou por escolhas próprias, ou simplesmente por não terem oportunidade), concluir o estudo fundamental, mas com grande força de vontade, empenho e estudos, conseguiram concluir mais essa etapa em suas vidas, com a certeza de que novas portas poderão ser abertas através dessa chave conquistada.
Realmente esses alunos são uma fonte de inspiração, todos arrumados para o dia tão especial, olhos brilhantes, e sorrisos maravilhados, crentes da conquista e principalmente do seu valor por esta conquista.
Meu sentimento é de tarefa cumprida, qual tarefa exatamente eu não sei, só espero ter conseguido passar uma mensagem positiva, não somente sobre física, química, biologia e saúde, mas sobre a vida, espero de coração que um dia, daqui alguns meses ou quem sabe até anos, eles possam lembrar-se de algo que eu falei em alguma das aulas e que isso possa fazer uma enorme diferença em suas vidas, na verdade não precisa ser tão enorme, acredito que se eles lembrarem alguma das mensagens positivas já estarei extremamente satisfeito.
Mais o fato é que vê-los receber o histórico com as notas do ensino fundamental depois de tantos anos parados era realmente inspirador, é nesse momento, exatamente, que podemos perceber que realmente “nunca é tarde” para irmos atrás daquilo que almejamos, de lutar por nossos sonhos e encarar o desafio.
Esses alunos foram para mim um desafio em todos os sentidos, conseguir conquistá-los, impor o respeito, ensinar e ao mesmo tempo passar mensagens positivas no meio de tantos problemas que cada um enfrenta no seu dia a dia, mas como dizem, quanto maior o desafio, maior é o sabor de conquista.
Caros alunos, obrigado por cada momento, cada bate papo e ensinamento, cada momento de dor, tristeza, de esperança e sucesso que vocês compartilharam comigo, espero encontrá-los pelos caminhos cruzados de nossas vidas!


sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Aula de Sexualidade na quinta série! Depende dos olhos que estão vendo, mas também dos olhos e da forma que são vistos!



Nessa semana tive a felicidade de atender um convite que havia sido solicitado, “palestrar” para crianças da quinta série sobre sexualidade. Assunto um tanto quanto instigador para um publico que eu imaginava estar bem instigado.
Os temas centrais eram: afeto, respeito ao corpo e responsabilidade nas escolhas, até ai tudo tranqüilo, procurei pensar todos os assunto de forma ampla, não voltado apenas para o sexo, afinal o foco principal era a sexualidade.
Sabia que lidar com criança, para mim nunca foi problema, mas o problema é que eram quatro turmas e talvez um problema maior fosse que (com minha própria opinião) juntamos de duas em duas, ou seja, cada bate papo seria com mais ou menos 60 crianças! Achou que não poderia ter problemas.
Tudo planejado, palco armado era hora de chegar a platéia!
Todos bem curiosos, altos, magros, gordinhos, com boné, com cabelo preso, de chinelo ou tênis, cabelos lisos ou enrolados, cada um com um estilo diferente, com um olhar diferente, mas todos com um detalhe em comum, curiosidade! O que será que esse cabeludo vai fazer aqui?
Depois que todos entraram e claro, não tinha cadeira para todos (isso eu já sabia que aconteceria) por isso o jeito era sentar no chão e claro, eu não perderia a oportunidade de estar sentado no chão com eles também.
Apresento-me, digo quem me convidou, agradeço e finalmente falo o tema e é nesse momento que percebo que o bate papo vai “bombar”!
A primeira turma escuta atenta conversas paralelas surgem o tempo todo, mas nada de espantoso. Alguns rostinhos assustado com alguns assuntos, outros bem atentos, mais um pouco de barulho, logo em seguida tudo controlado e assim foi caminhando o bate papo, no final algumas perguntas, respostas tranquilas, dúvidas esclarecidas e fim de papo, era hora do intervalo.
Dez minutinhos de intervalo e que venha a próxima turma.
Mais uma vez mesmo esquema, entrada dos alunos, bate papo, conversas, barulho, controle, até chegar ao fim, mas ai eles se soltaram e começaram a sair perguntas dos mais vários níveis: “Professor, como faz sexo anal?” “Professor, sei que é um pouco constrangedor, mas qual é a melhor forma de penetração?” “Como dois mulheres fazem sexo?” “A camisinha pode ficar presa dentro da mulher?”
Confesso que cada questão que surgia eu ficava admirado com dúvidas tão, digamos, profundas, mas da forma mais natural possível, respondia normalmente.
Sempre soube do potencial das crianças, sempre tive certeza de que elas estão amadurecendo cada vez mais rápido, mas é impressionante como sempre continuamos nos surpreendemos, elas são mágicas, não tem tempo ruim, se é pra ser feito e se elas estiverem com vontade, simplesmente acontecerá, conquistá-las é o principal passo para ser dado e dessa forma tudo será simples e natural. Sempre depende dos olhos que estão vendo, mas também dos olhos e da forma que são vistos.
O ponto triste acredito que seja, o fato delas não terem esse tipo de aula, palestra, ou bate papo sempre, pois tenho certeza que estaríamos formando seres humanos muito mais esclarecidos.
Espero que em um futuro próximo discussões sobre sexo e drogas tornem-se parte integrante das disciplinas nas escolas, mesmo que seja um projeto paralelo que aconteça no ano letivo.


Ps: Em breve fotos!