terça-feira, 23 de agosto de 2011

Historiografia - Passado / Presente / Futuro





Olá incomodados leitores... Bom... decidi que hoje vou começar a chamar vocês de incomodados, afinal, se o blog chama "Comodidade da Humanidade" e você estão aqui, significa que vocês são incomodados de alguma forma com alguma coisa e chegam até aqui para "beber" de algum conhecimento, ou simplesmente ler algo diferente, ou não, mas o fato é que você não estão tão acomodados. Mas vamos aquilo que interessa.
Hoje continuo articulando aula com texto. Mais uma vez na aula de História da Educação, fiz uma construção e acredito ser interessante de compartilhar com vocês!
A professora Maria de Fatima Sabino Dias estava trabalhando o termo "historiografia" e como a própria palavra diz, é a escrita da história, feita pelo historiador.
Quando pensamos em história acabamos nos direcionando ao passado, mas qual o motivo que nos leva a pensar no passado?
Devemos conhecer o passado por alguns motivos...Entre eles, conhecer os erros e não repetir nenhum deles, ou para compreendermos melhor o presente vivido.
Atualmente temos uma visão desarticulada dos fatos, muito relacionado com o imediatismo que vivemos, não sabemos construir ideias e reformular pensamentos, não conseguimos exercer a pratica da reflexão, o pensamento crítico, pois isso nos tempos atuais necessita de uma certa "força"! Vivemos o imediatismo sem nos dar conta de que nosso tempo historicamente está afetado.
temos um olhar desarticulado com relação a sociedade e com aquilo que vivemos. Caminhamos sem ter consciência daquilo que está a nossa volta, empurramos tudo com a "barriga" como se não estivessemos de certa forma ligados uns aos outros, deixamos de pensar um pouco mais no outro, pois achamos que o outro não nos interessa.
Ao viver nesse imediatismo acabamos deixando de lado algumas coisas simples, por exemplo, qual valor é dado para as histórias contadas pelos nossa vó ou vô?
Será qie damos o verdadeiro valor do processo histórico que vivemos? 
Vamos colocar isso na prática. Se hoje você tem saudades de alguém, quais são as formas de matá-la? Telefone, msg no celular, falar pela webcam, email, pegar um carro, avião, onibus para visitar essa pessoa?!
Percebem a velocidade desse processo, perceberam como isso evoluiu??? Imagina quanto tempo demorávamos para "matar uma saudade" no passado não muito distante!
No passado você deveria viajar dias caminhando ou com seu cavalinho ou talvez na melhor das hipóteses enviaria uma carta. Nesse momento percebemos o quanto precisamos nos tornar conscientes dessa evolução, dessa forma conseguimos valorizar muito mais nossa realidade, nosso presente, mas isso acontece apenas depois do momento em que conhecemos nosso passado.
No momento em que estamos conscientes do processo presente, o qual só acontece quando conseguimos ter conhecimento de nosso passado, poderemos ter uma repercussão positiva do futuro.
Consciência do presente, conhecer o passado para talvez contribuir e termos uma sociedade mais reflexiva e consciente no futuro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário