quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Planejar ou não planejar, eis a questão!


Qual o motivo para nos planejarmos para tudo sempre?
Você já parou para pensar quanto tempo demoramos pensando em planejar nossos próximos passos, em planejar onde queremos chegar e o que vamos fazer... programando os passos, como, onde, com quem de que forma estaremos daqui 5, 10, 15, 20 anos?
Não acho errado sonharmos, ter leves pinceladas sobre como será nosso futuro, mas planejarmos e criarmos expectativas sobre isso, pelo menos ao meu ver, não é nada saudável, ou pior, pode ser extremamente frustrante.
Vamos refletir... Se você planejar algo e isso der certo, ótimo, maravilhoso! Se você planejar e não der certo, surge uma enorme desgosto, sentimento horrível que demorará um bom tempo para ser superado.
Agora vamos ao outro lado, você não planejou nada, apenas tem algumas ideias de como possa ser e de e repente isso acontece, perfeito, você ficará feliz, agora por algum motivo essa idea não concretiza, você também não terá problemas, pois você não criou nenhum "mundo" envolta daquela possibilidade.
Claro que aqui não quero que você incomodado leitor decida mudar suas percepções perante a vida, afinal a vida é sua, só estou colocando a forma que prefiro viver, que por sinal pode ser alvo de diversas criticas.
Com certeza muitos irão pensar que isso é um pouco extremista demais, mas é claro que existe uma dose de
bom senso e para algumas coisas vale um planejamento.
Acredito que essa ideia de levar a vida dessa forma, "desplanejada" caminha paralelamente com o propósito de vida que temos, aliás você tem um propósito para viver? Já parou para pensar o motivo de você estar vivo? O motivo pelo qual você levanta todos os dias e começa um novo dia?
Talvez essas questões possam ajudar a você entender um pouco mais se deve ou não perder tempo planejando diversas coisas para no final ter diversas frustrações com planejamentos inconcretos.
Acredito que vale muito mais viver o hoje, pensar no hoje, ficar bem consigo mesmo, aproveitar o que você tem e está sentindo hoje, para que o amanhã possa apenas ser uma boa continuação dessa sua atitude de hoje.
É bem clichê mas vale a pena lembra o ideia do Carpe Diem (utilizando a fonte wikipédia: Carpe Diem é uma frase em latim de um poema de Horácio, e é popularmente traduzida para colha o dia ou aproveite o momento. É também utilizado como uma expressão para solicitar que se evite gastar o tempo com coisas inúteis ou como uma justificativa para o prazer imediato, sem medo do futuro. Mais informações aqui: http://pt.wikipedia.org/wiki/Carpe_diem), evite gastar tempo com coisas inúteis, não tenha medo do futuro e para mim (mais uma vez coloco que essa é uma opinião minha e concordo que ele não deve ser levada ao extremo) planejar é um bom começo para isso dar certo.
Acredito que outras coisas mereça mais atenção e maior gasto de energia do que pensar em planejamentos de possibilidades incertas. Como diria Lobão em A Vida é Doce - " A vida é doce, depressa demais..." prefiro não perder meu tempo com planos sem concretudes!
Fica pra fechar a música citada:


Ps: Acredito que a próxima postagem seja realcionada a esse cara de cima! Lobão!

Um comentário:

  1. Barbaro! Muitas vezes o "planejamento" está mais a serviço de que se continuem as coisas como estão do que de realmente impulsionar realizações.

    ResponderExcluir