segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

A saga da viagem de ônibus...



Uma hora da mandrugada, o cansaço já bate, afinal o dia teve muito trabalho, mas a mala já está pronta, tudo no seu espaço reservado, passagem na mão pronto para ir até a rodoviária.
Sem atrasos, duas horas da manhã ele já esta na rodoviária, apesar do ônibus ser às 2:30 horas. Por mais incrível que possa parecer ele não teve nenhum minuto de atraso, assim sendo parecia que tudo seria tranquilo, mas só parecia.
Entrou no transportador de pessoas e caminhou em direção ao seu banco, que estava com uma pessoa dormindo, não se acanhou em acordá-la e dizer:
- Senhor, desculpe acordá-lo, mas minha poltrona é a 21.
O senhor com aquela cara amassada e um leve banco levanta e vai para o número que lhe cabia.
Uma leve demora para que as bagagens e os passageiros pudessem ser ajeitados e sem mais delongas o caminho segue, afinal ele seria longo...
Meia hora após a partida, ouve-se roncos, não era de uma pessoa apenas e não era em um único tom, praticamente um coral de diversos "tons roncadores". Apesar do barulho levemente incômodo a solução era simples, um bom fone de ouvido e algumas músicas agradáveis resolveriam.
No instante em que o sono começa a chegar surge a primeira parada do ônibus após o embarque. Parada que o motorista relata ser de 15 minutos para lanche. O detalhe mais interessante é o horário, 4 horas da manhã. Parada para lanche? OK....
Tudo bem, alguns levantam, vão ao banheiro, outros até arriscam comer uma coxinha, um pastel e depois todos de volta ao carro para seguir viagem.
Após uma hora nova parada para embarque. Uma pessoa decide descer para comprar uma água, o motorista permite e claro que a pessoa demora mais do que o necessário e todos precisam esperar a passageiro voltar para que a viagem continue.
Hora de tentar dormir um pouco, se não fosse a pessoa do banco ao lado ser extremamente espaçosa e ocupar uma parte do banco que você tenta descansar. Tudo bem, apenas reduz um pouco do espaço para ficar acomodado, mas o sono logo vem.
Você tenta reclinar um pouco mais o banco e descobre que aquele é o máximo, mas mesmo assim dorme. Apesar do sono parecer estar perfeito, logo surge uma sensação estranha no braço, na perna... Os membros estão dormentes, você acorda e percebe que seu pescoço também não está tão relaxado como deveria.
O dia já começa a amanhecer quando surge uma nova parada para embarque e os poucos lugares livres que haviam são preenchidos, mas é claro que antes do carro partir surge uma leve "intriga", pois o lugar de uma nova passageira estava ocupado por outra pessoa. O motorista é chamado e descobre-se que a passageira que havia chegado não percebeu que seu banco era o 36 e não o 26.
Todos nos seus lugares e a máquina volta para a estrada.
Em alguns minutos alguém coloca uma música alta em seu celular, daquelas que apenas o próprio dono do celular gosta. Enquanto isso, em outro banco, uma pessoa começa a falar no celular como se estar dentro do ônibus fizesse com que a pessoa que está do outro lado do celular ouvisse mal e com isso a pessoa (inconveniente) fala super alto e todos começam a saber um pouco mais sobre a vida daquele passageiro.
De repente, você percebe que uma pessoa está indo ao banheiro, mas o detalhe é que ela demora muito para sair e após sair o ônibus é dominado por um cheiro não muito agradável. A sorte é que logo na sequência acontece a parada para o café da manhã.
Quando você volta ao ônibus pecebe que além do cheiro do banheiro existe um novo aroma e após breve análise descobre-se duas pessoas, uma comendo doritos e outra com uma coxinha, tudo por uma questão de medo de ficar na parada.
Apesar do cheiro o ônibus parece ter um silêncio maior, mas para evitar problemas com barulho você torna a colocar o fone de ouvido e tem certeza que chegou a hora de dormir, pelo menos um pouco, mas o "amigo" do banco de trás acha que o banco da frente é uma extensão do dele e você começa a sentir umas pancadas nas costas sempre que está quase "pegando no sono".
Descobre-se que dormir já não será vantagem e decide ler um pouco. Logo é interrompido pelo companheiro do banco ao lado, que está com vontade de conversar e falar um pouco de sua vida e seus problemas amorosos e o problema é que ele entende que está sendo desagradável só depois de uma hora de muito "bla bla bla". Finalmente para dar fim ao papo, você relata que irá ouvir uma música.
Novo burbulho surge no ônibus e o volume do fone de ouvido é diminuido para que se possa entender o motivo de tanta movimentação. Tudo acontece, pois existe uma criança que não está passando bem do estômago devido ao excesso de buracos e curvas da pista. A criança chora, a mãe não sabe o que fazer, solicita ao motorista que pare para que a criança possa vomitar, mas não existe essa possibilidade, algumas pessoa dão palpites do que deve ser feito, a criança aumenta o volume do choro, a menina não aguenta e vomita dentro de uma sacola e nesse instante o ônibus fica com um cheiro indecifrável de merda, gordura e vômito.
Seu saco já está cheio, mas para melhorar todo o processo, alguns voltam a roncar, surge uma imensa fila no trânsito, o coral de roncos volta com força total e a bateria do seu celular acaba e não existe outro aparelho para ouvir música...
Só surge uma solução...
Tentar apreciar a paisagem e torcer para chegar o final das treze longas horas de viagem, mas, pelo menos, todo sofrimento tem um final!

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Blogueiro encontrado morto!!!



Amilton Alexandre, o Mosquito, foi encontrado morto hoje em sua casa, por volta de 18:30 hrs.
Mosquito, era um polêmico blogueiro da ilha e a primeira divulgação de sua morte foi feita por Sérgio Rubim, do Cangablog:http://cangarubim.blogspot.com/2011/12/o-blogueiro-amilton-alexandre-foi.html
Algumas informções relatam que ele foi encontrado enforcado em seu apartamento na Palhoça. Existem outras informações de que um mandato de prisão havia sido expedido contra o blogueiro neste final de tarde.
As atividades no blog (www.tijoladas.info/) haviam parado no dia 09 de dezembro, porém ele continuava ativo no twitter: @tijoladas.
Seu último post foi:
"Quem tem acessado o blog nas últimas semanas notou um vem e vai de informações, postagens deletadas e até comentários sobre a coragem do blogueiro nas suas manifestações.
O blog foi construído com o objetivo de denunciar corrupção, tratar de assuntos ligados a cidadania e versar sobre os mais diversos temas da blogosfera.
Durante todo esse tempo, minha atividade foi manter o blog com informações e denúncias.
O blogueiro, apesar de muitas vezes advertido, carregou nas tintas contra os políticos. Passou dos limites em alguns casos. Claro, colheu processos e condenações, aos quais recorre.
Mas contribuiu para tentar sanear a política catarinense. Não foram poucos os assuntos tratados aqui  transformados em inquéritos no Ministério Público e ações civis públicas.
Quem achou que havia financiamento de grupos interessados em obter vantagens com o que era publicado aqui, se enganou.
Tanta dedicação ao blog levou-me a um isolamento familiar, com oposição a minha atividade, problemas de saúde e outras dificuldades. Nas últimas semanas acusei o nocaute. Não tenho mais como enfrentar as ameaças e retaliações pelo que publico. É sensato dar um tempo.
Como diz um amigo meu: O que vc ganhou com o blog?
O ganho não foi pessoal, mas coletivo. Talvez um dia eu tenha a resposta para a minha parte.
Agora vou tentar me reestruturar numa atividade menos tensa. Preciso dar mais atenção a quem precisa: eu mesmo.
Passando pelo Cangablog vejo que o arsenal de maldades dos políticos não para. Vou deixar o Canga linkado aqui permanentemente. Devo dar alguns pitacos lá.
Aos meus leitores desejo bom Natal e um Ano Novo com saúde e paz."

Amilton realizou diversas denúncias, entre elas:

- Árvore de natal da Beira Mar
- Estupro envolvendo família Sirotskys
- Denúncias que auxiliaram o Ministério Público

Tinha mais de 5000 acessos por dia, colecionava processos por abrir essas denúncias, lutava pela ilha sem medo e desmascava muitos políticos...
E agora me questiono, iria se matar? 
Em que sociedade estamos vivendo?
CENSURA??? É isso???

Pense, reflita, critique...  

Outra fonte: http://www.radiocriciuma.com.br/portal/vernoticia.php?id=18621 

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

“MEUS COLEGAS... MEUS AMIGOS.”



Bom pessoal, hoje aqui vou utilizar uma poesia feita por Luis Ubirajara Rodrigues pai de uma amiga da sala. É muito interessante perceber como as palavars podem ser belas nas mãos de quem sabe utilizá-las, acredito que este poema reflita o sentimentos que em alguns momentos temos por nossos amigos (as), companheiros (as), pais e mães. Espero que gostem da mesma forma que eu gostei!!! 


MEUS COLEGAS, MEUS AMIGOS.
QUE ANTES NÃO CONHECIA,
HOJE ESTÃO EM MINHA VIDA,
ME DANTO TANTA ALEGRIA,
ÀS VEZES TENHO A IMPRESSÃO,
DE QUE OS CONHECIA!
ESTAMOS NO MESMO BARCO,
ESTAMOS NA MESMA LUTA,
SOMOS COMO A ÀGUA CORRENTE,
QUE BROTA DA MESMA GRUTA,
QUE CORRE PARA O OCEANO,
DO SABER E DA LABUTA.
QUE ESSA NOSSA ENERGIA,
CONTAGIE AS GERAÇÕES,
É PRECISO SABER MAIS!,
DIVIDIR AS EMOÇÕES,
QUE A HUMILDADE E O RESPEITO
VIVA EM NOSSOS CORAÇÕES!
E QUANDO NOS SEPARARMOS,
PRA SEGUIR NOVOS CAMINHOS,
VAMOS LEVAR NA LEMBRANÇA
COM MUITO AMOR E CARINHO
CADA COLEGA QUE UM DIA,
NUNCA NOS DEIXOU SOZINHO!
DIVIDIMOS AS TAREFAS,
CHORAMOS DE ALEGRIA,
POR TER O DEVER CUMPRIDO,
NA PRÓPRIA PEDAGOGIA,
QUE ENSINA O HOMEM A VIVER,
E APRENDER TODOS OS DIAS.





PARA MINHA FILHA: ANDREA DE VARGAS RODRIGUES ( 6-12-2011) DO PAPAI “ lur”

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Belo Monte - Repostas, réplicas, tréplicas



Bom pessoal, vamos para um assunto que anda "dando muito pano pra manga", a tal usina de Belo Monte, aliás esse pano já existe a mais de 30 anos.
Caso vocês tenham acesso a redes sociais, youtube, enfim... se você navega relativamente algumas horas do seu dia na rede deve ter percebido o quanto estão comentando sobre a tal usina que está para ser construida utilizando as águas do rio Xingu e almeja ser a terceira maior usina do mundo!
E vários vídeos, Gota D´ Água, Gota de Bosta... 
Tudo começou com o seguinte vídeo:


Caso você seja levemente crítico deve ter feito a seguinte pergunta:
Qual o motivo de artístas da globo estarem comentando sobre a construção de uma usina, sendo contra isso e ainda criticando o atual governo?
O que está acontecendo para essas pessoas fazerem esse tipo de propaganda?
Não acho ruim existir esse tipo de desconfiança, até mesmo porque isso significa que você é uma pessoa crítica e que tem um mínimo de noção sobre como é o funcionamento e manipulação da mídia com relação a grande massa popular, mas ao mesmo tempo é claro que podemos dar alguma credibilidade para as pessoas!

Posteriormente a esse vídeo as críticas surgiram:


Como ressaltei anteriormente é muito saudavel, pensarmos de forma crítica, dessa forma não nos tornamos acomodados diante da sociedade que vivemos e dos possíveis problemas causados pela contemporaneidade, neste caso principalmente relacionado a questões ambientais, que não deixam de estar diretamente ligadas a economia e desenvolvimento.
Claro que os vídeos de protestos não pararam por ai:


A crítica é simples de fazer, com humor é mais complicada, com humor refinado, estudado e articulado é mais complicado, porém não impossível, mais uma vez o principal ponto é conseguir refletir sobre o que é postado como única realidade.
Continuemos com outros vídeos:

 


Aeeee.....Fala sério... Até estudante lê script, assim como professores!!! UNICAMP, UNB, perceberam como alguns dados são divergentes???
Qual o valor??? 30 bilhões??? 25 bilhões???  19 bilhões??? Isso porque na verdade nós nem veremos esses orçamentos e talvez se em algum momento pudermos ver, quem disse que será verdadeiro?
Qual é o tamanho real da área? 640 km quadrados??? 1100 km quadrados??? 350 km quadrados??? 
Terá sim problemas ecológicos, assim como qualquer outro projeto, não apenas aqueles que tem relação com produção de energia!
Já setá cansado??? Calma.... Não pare agora, vamos continuar mais um pouquinho:


 

 

Erros geográficos, erros de cálculo, de números, de gastos, cada vídeo com ideias diferentes, algumas convergentes, outras nem tanto, sabe o que isso parece??? Discurso de político em época de eleição, sabe??? Quando eles estão pedindo votos!?!
Qual o motivo de preferirmos pensar em mais uma usina ao invés de termos pensado em conservação anteriormente??? 
É realmente o Brasil está em desenvolvimento, e não adianta chorar pelo leite derramado, mas que tal investir um pouco mais em educação e saúde??? Pensar um pouco mais no desenvolvimento do Ser Humano!!!
Sempre podemos duvidar do que vemos, isso é até saudável.
Querem pesquisar mais ainda sobre fontes de energia? 

Perdas e ganhos sempre teremos em tudo aquilo que fazemos, produzimos, construimos, o maior problema é conseguir equilibrar essa balança. 
Minha resposta a respeito da Belo Monte? É a minha resposta... 
O que deve e está sendo feito é proporcionar essa discussão, possibilitante que você também tenha sua opinião!!!
Reflita, Pense, Critique...


Galera pra fechar vai um vídeo que eu apoio e gostei muito!!! É longo, mas o assunto vale!!!